11.12.04

SÁBADO, 11 DE DEZEMBRO DE 2004

Olá a todos:
Começo o dia por vos deixar mais um envio feito hoje por e-mail...


Coro de Natal
Originally uploaded by avillez.net.

Espectacular e curiosa esta foto enviada pela Maria do tio Joao.

Filipe do Tio Vasco em grande plano dando assitência à Brigada da 3ª Idade.

Obrigado.

E-mail enviado hoje...

Mais uma contribuição chegou à redacção do nosso Blog. Desta vez a Maria do Tio João mandou-nos este e-mail e esta foto que partilho com todos voçês.
Querido Bão:
Muito obrigada por esta mega iniciativa, como dizia na "votação" era só mesmo isto que faltava!Como exemplo das vozes dos primos mais novos e depois de muitos baby-sittings em que me pediram para "contar as historias dos tios", acho que são mesmo destas que estamos sedentos!!!Com a iniciativa do Tio Vasco já ficámos a saber muitas mas de certeza que ainda existem muitas mais. Eu pessoalmente tenho ainda mais curiosidade das histórias da avó, do avô, dos seus irmãos e amigos como por exemplo o Ruy Cinnatti. Como é que eram aqueles serões em casa da avó??fascinantes de certeza...fico à espero que algum querido tio se chegue à frente. Para não estar sempre a pedir (que acho mal...) e como se aproxima o Natal mando uma fotografia que considero, no mínimo, histórica: lembram-se do coro da missa do galo há uns anos atrás??alguns melhor do que eu de certeza e quem nunca teve o prazer, imagine um grupo de senhoras que cantavam cada uma a seu tom (quem sabe até músicas diferentes), acompanhadas por um piano quase tão desafinado como elas...Houve quem sugerisse para legenda da fotografia "o coro mumificado" mas não digo nomes... Para acabar e num tom um bocadinho mais natalício, o que seria do nosso ritual de missa do galo sem estas velhinhas?pode parecer estranho mas para mim são das lembranças desta missa de Natal mais divertidas (naquela idade ainda podia rir na missa) e que para não variar são sinónimo da união sempre bem disposta da nossa família. A ida à missa do galo, especificamente àquela igreja, entrar e quase encher aquela nave, olhar à volta e estar com aqueles primos, aqueles tios e aquele coro fizeram e fazem parte do meu Natal. Muitos muitos beijinhos.
Maria, 3ª do 6º
Maria, conto contigo para levarmos isto avante...
Bão.

Personagens marcantes - o Padre Marim...

Meus queridos:
Pelos vistos as vossas histórias tardam em chegar à redacção do nosso Blog, mas cá continuarei à espera...
Enquanto chegam e não chegam, as minhas pesquisas vão sucedendo.
Há uns dias atrás lembrei-me de aviões, do avô Pedro e do Bisavô Armando, e fui ao site do Museu do Ar mas não encontrei nada. No entanto, na secção "SÓCIOS" do Aeroclube de Moçambique vem lá um pequeno parágrafo em relação à Avó Maria e ao Bisavô Armando. Imediatamente juntei esta página às "curiosidades do passado" (ver ao lado) para que todos os interessados a possam visitar mais directamente. Tentarei "importar" mais páginas como estas à medida que as fôr encontrando. Caso descubram notícias nossas na internet que julguem interessantes, mandem-me os endereços para que fiquem on-line no Blog.
Enviei um e-mail para o Aeroclube a solicitar que me enviassem material referente à cerimónia de 1997 (fotos, artigos de jornais, etc), em que a Avó Maria entregou o espólio aeronáutico do Bisavô Armando, mas infelizmente ainda ninguém me respondeu. Talvez o Tio Vasco me possa dar uma mãozinha, pois esteve presente com a Avó em Moçambique nessa cerimónia.
E perguntam voçês: "Mas por que é que o Padre Marim é prá 'qui chamado?"
Eu explico. Lembrei-me de repente de alguém muito importante para todos nós e que merecia pelo menos umas palavras de reconhecimento.
Para mim, com 33 anos, assisti a episódios muito felizes e muito tristes na nossa Família e, curiosamente, em todos eles (praticamente todos) o Padre Marim estava presente.
O Padre Marim não é Avillez (como todos sabemos) mas faz parte da nossa Família por muitas razões.
Como não somos todos da mesma idade, cada um terá a sua própria visão acerca da importância do padre Marim.
Lembro-me de muitas situações, mas para mim, sem dúvida, marcaram-me a missa que disse na sala do rés do chão da Emídio Navarro por ocasião dos 40 (se não estou em erro) anos "de serviço" da Maiá, o apoio que nos deu em alturas complicadas e o baptizado da Graçinha, a minha afilhada.
Sendo assim, pus o motor (de busca, entenda-se) a trabalhar e lá encontrei algumas coisas sobre o Padre Marim, que a seguir publico para conhecimento de todos.
In www.paroquia-amadora.pt secção História:

A 14 de Agosto de 1987 o Pe. ANTÓNIO DA FRANCA MELO DE HORTA MACHADO (MARIM) tomou posse como o quarto Pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Amadora.
Nascido a 19 de Janeiro de 1938 na Quinta das Sobralas em Rio de Mouro, Sintra, licenciou-se em Filosofia em 1964, tendo-se posteriormente diplomado em Teologia no ano de 1969, quando foi ordenado sacerdote da Companhia de Jesus na Sé Patriarcal de Lisboa a 29 de Junho, e em Catequese e Pastoral em 1974, curso tirado na Bélgica, onde assume o cargo de Director do 3º ciclo no Colégio de S. João de Brito e diversas responsabilidades pastorais (a nível paroquial) em inúmeras Paróquias em Bruxelas até 1984.
Entretanto deixou os Jesuítas e incardinou o Patriarcado de Lisboa, onde foi nomeado coadjutor do pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, em Lisboa.
Em 1987 é nomeado pároco da Amadora, em 1995 da Falagueira e em 1996 Vigário da Vigararia, posições que ocupa actualmente."
Se entrarem no site, verão que já deixei uma mensagem de agradecimento em nome de todos nós na secção "Livro de Visitas".
Bão.

Para acabar o dia de hoje...

O Tio Miguel mandou-nos mais um e-mail. Deixemos as coisas bem claras:
Atenção, pessoal:

Certamente o Tio João enganou-se ao dar a data da fotografia dos "três pequeninos". Não pode ser verão de 1958, porque estamos de camisola - deverá ser Páscoa - e porque, nesse ano, eu tinha três anos. Ora, na fotografia vê-se bem que eu devo ter cinco ou seis anos. Por isso, a data deve ser Páscoa de 1960 ou 1961.
Beijos a todos
Miguel

Fica a correcção. Um abraço.

Bão.