7.4.05

5ª FEIRA, DIA 7 DE ABRIL DE 2005

Mais uma vez olá a toda a malta.
Esta semana a nossa prima Meg mandou-me uma foto e um texto sobre uma das idas a San Sebastian por ocasião do Festival de Cinema Internacional local.
Usem o blog para divulgar estas coisas. Hoje em dia é cada vez mais complicado conseguirmos estar uns com os outros e assim sempre nos vamos "mantendo em contacto".
Na continuação da tradição do Blog, também a Cinedoc tem direito a ter um link directo ao seu site, pelo que o poderão visitar clicando no link Meg@Cinedoc no lado esquerdo dos vossos ecrãs.
Obrigado Meg.
Beijinhos e abraços a todos.
Bão.
Notícias do bairro:
Do Restelo à Patagónia com a SIGNIS

Queridos Todos,
Já que também lancei o repto, convém actualizar-vos com notícias “cá do bairro”!!
Como alguns de vocês já se aperceberam, tenho tido a sorte e o privilégio de participar em alguns festivais de cinema internacionais - San Sebastián em 2001 e 2002.
Esta participação é feita como membro de um dos chamados júris paralelos dos ditos que, além do J. Oficial (reservado a destacados realizadores, actores e demais sumidades do mundo cinematográfico), atribui os seus prémios aos filmes/personalidades avaliados conforme os seus critérios específicos.
Destes paralelos fazem parte, entre outros, a FIPRESCI (Fed. Intern da Imprensa Cinematogáfica) e a SIGNIS, que a Cinedoc, onde trabalho, representa.

A SIGNIS é a Associação Internacional Católica para a Comunicação (Cinema, Rádio, TV, Internet) resultado recente da união da OCIC (Org.Catól.Intern. só do Cinema) com as congéneres dos meios referidos. Uma rede com actividade na produção e difusão, que apoia projectos nestes âmbitos das mais diversas formas. Atribuir um prémio a um filme ou novo realizador é apenas uma delas, incentivando a produção cinematográfica.

Talvez algum de vocês já tenha travado conhecimento com a Signis através da TVI, quando, no início de alguns filmes, refere uma destas classificações: CCE M/X anos (a oficial, q já conhecem) ou Signis: Adolescentes e Adultos, p. exº. É um dos “escalões” q a S. utiliza para definir a faixa etária a q o filme se adequa.

No caso dos prémios em festivais, os filmes são avaliados por critérios de qualidade técnica, narrativa e, sobretudo, pela qualidade da mensagem em termos de transmissão de valores humanos universais. Não se procuram filmes moralistas nem tão pouco os que exclusivamente abordem questões de fé ou especificamente explorem questões da doutrina católica, mas procura-se certamente relevar o cinema como arte (mais que entertenimento) e esta como forma de comunicação válida e estimulante para uma reflexão humana, ética, social. A fé, convicção, a doutrina e a vivência católica são base e essência dos jurados e, como tal, presentes nas escolhas. A SIGNIS tem assento nos designados Festivais de Categoria A (Berlim, Cannes, Veneza, S.Sebast. e poucos mais) e em muitos outros.

E “que raio tem isto a ver com a Patagónia?!”, perguntem-me lá! É um bom título para vos atrair a este desenvolvimento, mas não só! Explica como é que, agora em Abril, vou parar ao Festival de Cinema Independente (BAFICI) em Buenos Aires. De BA à Patagónia Argentina ainda se “anda” um bocadinho, mas se pensarem na distância a q daqui estamos da dita... sempre é mais perto!!!
Bom, ficaram a conhecer a SIGNIS e segue outra novidade: Em Junho, talvez haja mais um(a) de nós a representar a dita, desta feita no Festival de Cinema de Tróia: A Ana VP, se CONFIRMAR com BREVIDADE a sua DISPONIBILIDADE!!!!
Para mais informações de carácter geral ir a
www.signis.net.
Próximas notícias:
- FAHRENHEIT 60/90 (aka em Terras de Evita): Com destino e Legal!
- O ICNE (Congresso Internacional para uma Nova Evangelização), que já mexe com Lisboa e terá o seu auge de 6/13 Novembro. Um caminho, mais que um acontecimento.
- A CINEDOC – Centro de Documentação Cinematográfico e Audiovisual.

Prima Meg como Juri


Prima Meg como Juri
Originally uploaded by avillez.net.
Juri Signis - San Sebastian 2002. Inclui Portugal, Espanha, Alemanha, Cuba e Brasil.