28.11.04

Alguma coisa sobre as nossas origens...

Depois de alguma pesquisa, encontrei alguns relatos sobre a origem dos Avillezes. Consta que a primeira pessoa a usar o apelido Avillez foi Rui Perez de Avillez, que dizem ter ficado com o apelido por ser natural de Ávila, e era filho de Pedro Perez e sobrinho de Nuno Perez de Quinhones, 1º mestre da Ordem de Calatrava, e ambos filhos de Gutierrez Perez de Quinhones e netos de Álvaro Perez de Quinhones, descendentes dos Condes das Astúrias, que provêm dos Reis de Leão.
Este apelido passou a Portugal com Domingos de Avillez que os genealogistas dizem ser descendente do acima mencionado Rui Perez de Avillez. Viveu nas Astúrias, onde possuía terras, no reinado de Pedro o Cruel, cujo partido tomou contra o mestre de Santiago, Henrique de Trastamara, seu irmão.
Com a vitória de Henrique, todos os partidários do rei legítimo foram perseguidos e por isso, Portugal veio a acolher muitos refugiados. Entre eles se encontrava Domingos de Avillez, que veio acompanhado pelo seu filho Fernando de Avillez. Foram ambos recebidos com grandes honras por D. Álvaro Gonçalves Pereira, Prior do Crato, que conhecia bem a sua qualidade.
Ao lado do condestável D. Nuno Álvares Pereira, Fernando de Avillez serviu o Rei D. João I e casou com uma parenta (filha?) do Prior do Crato, desse casamento descenderam os que hoje usam este apelido.
Os 3 ramos familiares da Família Avillez são o ramo Avillez de Mello e Castro, Avillez Juzarte de Sousa Tavares e Leitão de Avillez, por isso se algum dia se cruzarem com algum destes apelidos, lembrem-se de que somos todos "primos".
O certo é que a nossa origem é espanhola, não há dúvidas.
Fui então até às Astúrias, via net, mais precisamente à cidade de Avilés para tentar obter mais informações. O ayuntamiento local dispõe de um site bastante interessante. Cliquem em www.aviles.es e façam uma visita virtual às nossas origens. Levem o rato até ao Tablón de Anuncios e na rubrica CULTURA entrem nas Curiosidades del Archivo Histórico de Avilés. Leiam o artigo sobre o Palácio de Valdecarzana que confirma o início do meu artigo sobre as nossas origens.
Publicarei mais material deste género à medida que for navegando pela internet.
E foi assim que dei de caras com o Alcalde de Avilés e com a sua saudação de boas vindas a quem visita a sua cidade. Nada mais apropriado para a nossa iniciativa do que dar a conhecer a todos voçês esta personalidade.
Toma a palavra o sr. Alcalde Santiago Rodriguéz Vega.