25.7.05

2ª FEIRA, 25 DE JULHO DE 2005

Olá a todos mais uma vez:
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos os e-mails que me mandaram pela notícia que vos dei. A Teresa está óptima e com uma barriguinha bem visível. Na 4ª Feira dia 27 tem a primeira consulta. Prometo notícias para breve, pelo menos em relação à quantidade...
Em segundo lugar, e como já todos sabemos, a Aninhas do tio João vai para Angola em Setembro e mandou-me este e-mail para que o publicasse no Blog. Diz o seguinte:
Bão, aqui vão mais umas palavrinhas para o blog:
Querida família:
Volto a escrever para contar coisas sobre as minhas futuras aventuras por terras africanas, mais precisamente angolanas.
Irei para o Uíje, norte e interior de Angola. É a província mais pobre de Angola, ficarei na cidade que também se chama Uíje. Se calhar alguns de vocês ouviram notícias da epidemia de febre hemorrágica que assolou esta província desde Outubro do ano passado e que foi agora declarada controlada pela OMS.
O último caso conhecido foi a 9 de Julho e antes disso a 11 de Junho.
Para que a epidemia seja considerada erradicada é preciso haver um período de tempo (duas vezes o período de incubação) sem qualquer caso.
Nesta situação são 42 dias. Por favor não fiquem mais preocupados que o normal, porque a situação está controlada e além disso a transmissão do vírus não é fácil. É bastante mais provável que eu volte com malária.
Vou fazer dois anos de missão com direito a um mês de férias ao fim do primeiro ano.
Vou numa comunidade com mais 2 raparigas (uma delas angolana) e um rapaz.
Já sei mais ou menos o trabalho que vou fazer, mas nada é certo porque a equipa que lá esteve o ano passado teve que ser evacuada em Março, por causa da epidemia. Em princípio vou dar aulas de português e inglês no liceu e no seminário, fazer reciclagem de professores, dar formação na escola de catequistas e também coordenar um projecto de formação cívica e democrática (as eleições angolanas aproximam-se).
Não temos e-mail em casa nem telefone. Teremos um telemóvel cujo número deixarei com os meus pais obviamente!
Mas é só para me ligarem quando fizer anos e no Natal.
Mesmo os pais pede-se que não estejam sempre a ligar, porque senão o corte é muito mais difícil.
Os correios não funcionam muito bem no Uíje (há histórias de atrasos de 9 meses ou extravios), mas aproveitamos que alguém vá a Luanda, ou as visitas que teremos durante a missão da direcção dos leigos (pelo menos duas).

Uíje tem um clima tropical. Chove todos os dias durante 9 meses. Tomamos banho com água da chuva que apanhamos em bidons, mas até temos um incinerador (artesanal entenda-se) para queimar lixo.
A minha partida está prevista para o dia 12 de Setembro. A missa de envio é no dia 4 de Setembro às 13h00 na Igreja do Colégio S. João de Brito. Tem almoço partilhado a seguir. Gostava muito de vos ver lá.
Muitos beijinhos.

Ana

Ana, sempre que tiveres notícias (mesmo depois de lá chegares) manda-as para serem publicadas no nosso Blog. Tenho a certeza que todos tentarão estar nessa missa.

Beijinhos

Bão.

'pla Família Avillez