27.10.07

SÁBADO, DIA 27 DE OUTUBRO DE 2007

Olá a todos os leitores do Blog:
Primeiro que tudo as minhas desculpas por este período sem notícias. Desde a última página aconteceram algumas coisas dignas de serem aqui noticiadas, mas a verdade é que a falta de tempo que tenho tido, aliada a um grande desgaste não ajudaram a actualizar mais cedo o nosso "sítio".
Para quem não sabe, o Tio Vasco fez em sua casa um almoço em honra do Sr. Artur, dentista de toda a vida da Prior do Crato. Sr. Artur ou Dr. Artur? Acho que sempre foi Sr. Artur...
Provavelmente vi-o umas quantas vezes em Alcântara, mas se o visse na rua não sabia quem era. Agora já não me esqueço da cara dele. Se o voltar a ver já sei quem é, mas de certeza que vou ter que dizer quem sou.
Lembro-me desses tempos em que existia também um Sr. Cabrera e já agora que falamos nestes assuntos por que não lembrar aqui o Sr. Carlos, barbeiro na "Rua da Polícia" em Cascais. Pelos vistos são todos elementos comuns a várias gerações da nossa família, e que entre si também tinham qualquer coisa em comum... um fascínio pela nossa Maiá!!! (O Sr. Cabrera não tenho a certeza...)
Caso existam fotos desse almoço em casa do Tio Vasco ou simplesmente do Sr. Artur (e já agora dos restantes elementos) mandem-mas por e-mail para que todos fiquem a saber de quem se fala.
Entretanto há poucos dias recebi o seguinte e-mail do meu director em Madrid (tradução para português):
"Desde o passado dia 15 de Outubro, Jorge Benito Machado, responsável pelo nosso departamento em Lisboa, assim como pela zona de Portugal, foi nomeado pela Direcção da Financeira (e de acordo com a Direcção dos Grandes Armazéns El Corte Inglés) coordenador dos 4 departamentos que formam a Financeira.
Como consequência, Sebastião Pessanha, até à data Chefe de Área em Lisboa, passa a ser o responsável tanto do Departamento em Lisboa como da zona de Portugal. Os nossos parabéns a ambos".
Isto significa que vou passar a ir bastantes vezes a Vila Nova de Gaia ver como correm as coisas.
De repente, e uma vez que o meu ex-chefe Jorge Machado foi para Madrid até dia 5/11 para ter formação, caíu-me tudo no colo.
Daí o tal desgaste que tenho sentido. Preferi não deixar de fazer o que sempre fiz mas agora acumulo mais umas funções em cima do lombo. É a vida...
Mudando de assunto, o nosso primo Vascote acabou de lançar na era digital os nossos jantares de primos, com a abertura de um site inteiramente dedicado a estas combinações. O link já se encontra na secção "visite estes sites", de qualquer das maneiras podem clicar em http://horasdeirparaamesa.wetpaint.com/.
O último jantar teve lugar no dia 19 de Outubro em casa do Tio Francisco e da Tia Fernanda, ou melhor, da Rita e do Miguel, porque os tios não são prá 'qui chamados, embora acabem sempre por aparecer na hora da sobremesa. Estranho, hein...
Mais uma vez, se alguém tiver fotos deste jantar, mandem-mas sff.
Se só houverem fotos do Tio Francisco atracaçado a uma sobremesa, mandem na mesma...
Para terminar, recebi da Tia Maria João e da Tia Catrina um e-mail acerca de um livro que fala sobre as nossas origens. Diz o seguinte:
"A nossa família tem ascendência irlandesa, como diz o tio Domingos, somos do ramo Onilês ou seja O’Neill Avillez, através da Avó Teresa que era filha de Jorge O’Neill.
Essa ligação leva-nos à História da Irlanda, pautada por lutas sucessivas pela independência, sobretudo contra os ingleses. Em 1607 a luta agudizou-se e alguns dos chefes e herois irlandeses mais importantes deixaram a ilha rumo ao continente europeu para não serem chacinados pelos monarcas ingleses e para se organizarem e obterem apoio de forma a poderem libertar a Irlanda. Esta é a chamada “ Fuga dos Condes “ que tem um lugar muito importante na História da Irlanda e cujo 4º Centenário decorre em 2007.
No Sábado houve uma sessão no S. Luís, em Lisboa, para recordar este acontecimento e em que foi lançado um livro sobre esta “Fuga”.
O autor e outro professor da Universidade de Dublin falaram sobre a História da
Irlanda e sobre a ligação deste país a Portugal e a Espanha, onde os guerreiros que deixaram a ilha em 2007 se estabeleceram dando origem a ramos da família O’Neill, entre outras, na Europa.
O nosso primo Hugo O’Neill é o descendente mais directo do célebre Sir Hugh O’Neill, conde de Tyrone, considerado um dos guerreiros mais valentes da sua época na Europa.
Ele já foi entronizado na Irlanda como chefe dos O’Neill que estão espalhados por vários países. O Hugo fez tambem uma pequena palestra no Sábado, em inglês, sobre esta “Fuga” ou retirada dos Condes irlandeses e foi muito interessante o que ele disse e a maneira muito sentida como disse.
Fica o site e a capa do livro para quem quiser saber mais...
O meu obrigado por terem partilhado esta notícia connosco.
Beijos e abraços a todos.
Bão.